O avanço do coronavirus na Paraíba já atingiu os mesmos níveis de infecção e mortes aferidos no pico da pandemia verificados por volta do mês de junho de 2020. No mapa paraibano que registra a situação de todas as regiões, a cor verde – que simboliza normalidade, está progressivamente sumindo.
De acordo com imagem divulgada pelas autoridades sanitárias do Estado, o mapa está quase todo no amarelo, que significa nível de mobilidade reduzido, enquanto o nível de mobilidade restrita já avança de forma preocupante.
As providências – A situação chegou ao ponto em que o governador João Azevedo, que tem conduzido bem o problema – encarando-o como uma questão de saúde pública – gravou um vídeo pedindo aos paraibanos que se cuidem e que respeitem as regras sanitárias, face ao risco a que todos correm.
Segundo o governador, porém, o Governo do Estado já tem pronto um plano de vacinação para ser posto em andamento imediatamente após haver vacinas equipamentos disponíveis.
Mortos e infectados – Mesmo quem só acompanha os fatos à distância percebe o avanço do coronavirus. Um dado curioso: pela quantidade de pessoas públicas ou de alguma relevância que estão sendo infectadas ou que morreram dá para se deduzir que são milhares os anônimos nas mesmas circunstâncias.