Que me perdoem os que não têm simpatia por metodologia e pragmatismo, mas planejamento é fundamental! Fazer planos a curto, médio e longo prazos é coisa de humano em sociedade organizada. Quando isso não é feito, minha gente, resta o desordenamento e, consequentemente, o caos.
Vamos a um exemplo prático e atual: a falta de informações sobre a data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 atrapalha o planejamento de cursinhos e colégios, além de desmotivar muitos alunos. Até o momento, não se sabe se as provas serão realizadas este ano ou somente em 2022.
A preocupação de quem espera pelo Enem 2021 aumentou na última semana, quando o Inep publicou uma portaria que não prevê a aplicação das provas como parte das metas globais para 2021. O fato chamou a atenção de estudantes e logo chegou entre os assuntos mais comentados das redes sociais.
Por causa da repercussão, o Inep publicou uma nota afirmando que há orçamento para as provas e que todos os esforços estão feitos para que o exame seja aplicado ainda em 2021. No entanto, o Edital do Enem 2021 ainda não foi divulgado. Colégios e cursinhos ficam sem saber até quando terão que oferecer conteúdos…
Tenho cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e sei bem do que estou falando. Ofereço anualmente o Geração Enem e sei como os alunos precisam fazer um esforço hercúleo não apenas para cobrir despesas, mas também para manter o foco nas aulas.
O que temos de concreto é que a publicação do cronograma está bem atrasada, já que geralmente isso acontece em março. O exame tem sofrido com os prazos por causa da pandemia de Covid-19, o que motivou o adiamento das provas de 2020 para 2021 e fez com os resultados da última edição saíssem apenas em 29 de março.