Pode chorar e espernear. Se as eleições presidenciais fossem hoje, o presidente Jair Bolsonaro estaria reeleito. Aquela história do ‘quanto mais batem…’ parece ter fundo científico… Em meio a uma crise gerada pela pandemia, o presidente é favoritíssimo à reeleição.
Em um cenário de disputa de primeiro turno entre Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e outros candidatos, o presidente levaria a maioria dos votos (31%), seguido pelo ex-presidente Lula (17%).
Já num segundo turno, Bolsonaro ganharia de Lula, com 42% dos votos, ante 31% do oponente petista. É o que mostra uma pesquisa Exame/IDEIA, projeto que une Exame Research, braço de análise de investimentos da EXAME, e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública.
O presidente Jair Bolsonaro é prova de que parte da população brasileira está descontente demais para votar em outros candidatos (com histórico de corrupção e acordinhos políticos) e contente demais para deixar de votar por sua reeleição. Que venha 2022…