Carta Aberta ao prefeito eleito Cícero Lucena em nome da Educação em João Pessoa

Todos sabem o quanto sou próximo das escolas privadas e faculdades particulares paraibanas. Tenho as instituições de ensino como parceiras há muitas e muitas décadas. Tenho não somente parceiros, mas também amigos entre os que coordenam e dirigem colégios e IES.

Conheço de perto a luta que é manter uma escola aberta e com respeito ao pagamento de salário e tributos. Dessa maneira, sei bem demais a dificuldade pela qual passam as escolas nessa fase de pandemia e consequente fase de aulas remotas.

As escolas têm cortado na própria carne para poder garantir o pagamento dos vencimentos de seus quadros funcionais. Muitas congelaram suas mensalidades e até deixaram de cobrar de serviços como o ensino bilingue. Tudo para evitar trágicas demissões.

Não tem sido fácil a manutenção das empresas da área de educação. Vejo diretores cortando um dobrado para equacionar as contas. Além disso, as escolas da Grande João Pessoa já mostraram estar seguindo normas de segurança para evitar contaminação pelo COVID-19.

Distanciamento mínimo entre alunos, professores e funcionários existe! Higienização através de álcool também. Verificação de temperatura também é feito!!! As escolas investiram em um processo que garante segurança!

Não à toa, diversas delas em João Pessoa já ganharam na Justiça o direito de retomar as aulas presenciais para seus alunos (não deixando de oferecer a alternativa da aula híbrida, deixando à vontade aqueles que não desejarem retornar às aulas presenciais).

A luta na Justiça existe porque o atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, insiste em batalhar para evitar a retomada das aulas presenciais (como se as escolas já tivessem dado provas de que são capazes de respeitar as normas da OMS).

Essa carta aberta tem destino: Cícero Lucena, o prefeito eleito de João Pessoa. Peço que ele observe com atenção a necessidade que as escolas têm de retomar suas atividades presenciais.

Diante das decisões judiciais favorecendo a necessidade de muitas escolas, ora, é de se pensar a respeito dos argumentos das instituições de ensino. Os estabelecimentos de ensino estão prontos para oferecer as aulas presenciais e sem colocar em risco os seus alunos e docentes.

Estou certo de que o prefeito Cícero Lucena – justo, sensível e equilibrado – saberá avaliar essa situação e tomará a decisão correta com relação à retomada das aulas presenciais, assinando a liberação das aulas ainda no primeiro bimestre do ano que vem. A educação agradece.

Compartilhe