A partir desta sexta-feira, 1º de janeiro de 2021, Cícero de Lucena Filho se tornará prefeito de João Pessoa, pela terceira vez. Ele foi eleito em outubro deste ano, após vencer um pleito de dois turnos, sendo o segundo disputado com o comunicador Nilvan Ferreira (MDB).
Cícero Lucena, que os amigos mais íntimos costumam chamado de o Caboclinho de Jatobá, numa referência ao nome original de sua cidade natal, São José de Piranhas, no Alto Sertão da Paraíba, tem como vice-prefeito Léo Bezerra, que também tomará posse neste primeiro dia do ano.
A posse do prefeito e vice-prefeito deverá acontecer no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa, às 17 horas, em solenidade de acesso restrito por causa da pandemia do coronavirus.
Dados biográficos – Cícero Lucena, do Progressistas, foi eleito prefeito de João Pessoa no dia 29 de novembro, um domingo, para os próximos quatro anos de mandato. Ele obteve 185.055 votos, (53,16% dos votos válidos). O segundo candidato mais votado, Nilvan Ferreira (MDB) obteve 163.030 votos (46,84%).
Cícero Lucena nasceu em São José de Piranhas, na Paraíba, e tem 63 anos de idade. Empresário da construção civil, Cícero é casado, tem três filhos e cinco netos. Iniciou sua vida política em 1990, quando foi eleito vice-governador da Paraíba, assumindo o cargo de governador por nove meses, em 1994, quando o então governador Ronaldo Cunha Lima renunciou para concorrer ao Senado Federal nas eleições daquele ano. Em 1996, foi eleito prefeito de João Pessoa, sendo reeleito em 2000. Foi também senador entre 2007 e 2015.
Em 2012, perdeu a disputa para a Prefeitura de João Pessoa, sendo derrotado no 2º turno para o atual prefeito Luciano Cartaxo, que está encerrando o seu segundo mandato este ano. Em 1º de janeiro de 2021, Cícero vai iniciar o seu terceiro mandato como prefeito pessoense.
Ao longo da vida política, passou por três partidos: PMDB, PSDB e agora Progressistas.