Um cabra muito do inteligente refletiu sobre nossa contemporaneidade e descobriu que nosso mundo e nossas modernidades são muito líquidos. Acertou em cheio, levando em conta a superficialidade das relações e a curta data de validade dos conceitos
Neste universo líquido, acredito que as amizades também podem ser acometidas de superficialidade e data de validade. As disputas cada vez mais acirradas por lugares melhores na pirâmide social determinam um enfraquecimento na construção das amizades.
Outro ponto tenebroso é a potencialização das individualidades. Cada homem é uma ilha. E isso resulta dos novos ritmos de socialização. Estamos cada vez mais sós. Temos milhares de amigos nas redes sociais, mas poucos amigos na vida real.
Assim como naquela linda música, faça uma lista dos grandes amigos. Fácil elencar quem estava com você nos momentos de festa. Fácil demais lembrar dos muitos que brindaram cervejas geladas nos finais de semana de verão.
Difícil é elencar quem estava com você nos momentos difíceis. Difícil demais listar quem segurou a tua mão e acreditou em teu sucesso (quando o sucesso ainda era apenas um sonho distante).
Quer conhecer amigos de verdade? Diga não ter mais influência e decrete falência… Quer conhecer amigos de verdade? Sonhe um sonho e ofereça seu sonho. Um amigo de verdade não lhe deixará sonhar sozinho… E sobre a modernidade líquida, Zygmunt Bauman está certo…