Novo normal. Você já deve conhecer essa expressão ou pelo menos ja ter escutado… Tem se usado muito durante essa pandemia do coronavírus. O que ela quer dizer eh um resumo daquilo que imaginamos que vai acontecer quando essa pandemia passar.
Pesquisas mostram que o uso maior das tecnologias inovadoras se mostraram essenciais durante a pandemia. Uma das grandes características do coronavírus : provocou uma antecipação forçada do futuro (que terá mascaras como peça fundamental do vestuário).
O COVID-19 aumentou a integração digital entre empresas e consumidores e tornando o e-commerce e o sistema de delivery ainda mais importante. O home office também veio para ficar, já que muitas empresas perceberam que podem economizar com isso.
Com o ‘novo normal’, empresas devem reduzir pessoal, buscando trabalhadores ‘faz tudo’ e com habilidades plurais para gerir equipes a distância. A digitalização avançou tanto que não vamos voltar ao que era antes. E isso vale para muitos segmentos, inclusive de cultura e eventos… Que o diga a retomada do drive-in para amantes do cinema.
Sabe aquela tela ‘Operários’, de Tarsila do Amaral? Uma tela que retrata o mundo urbano moderno. Muitos operários aglomerados em um panorama tomado por industrias. O ‘novo normal’ coloca muitos deles em home office e todos de mascara…
E assim como o home office, o EAD (Ensino A Distância) também veio para ficar. Muitas escolas tiveram de investir em plataformas digitais para continuar a dar aulas, num movimento que não deve voltar atrás. O ‘novo normal’ esta batendo em sua porta…