Pesquisas mostram que a Covid-19 impediu uma trajetória esperada de desenvolvimento dos estudantes (principalmente no ensino médio público). Com as aulas paralisadas e – posteriormente – com as aulas remotas (via Internet), eles aprenderam menos em 2020 e já entraram neste ano com perda de 9 pontos em Português e 10 pontos em Matemática na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Isso quer dizer que eles só tinham absorvido cerca de 25% do esperado para o 2º ano do médio, quando ingressaram no 3º ano.
O prejuízo pode ser ainda maior no fim de 2021, com perda de 20 pontos, o que significaria retroceder praticamente ao que sabiam no fim do ensino fundamental. O Saeb é uma prova feita a cada dois anos pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino nas escolas. A sua escala indica o nível de proficiência desenvolvido em determinadas competências e habilidades.
Um aluno aprende, em geral, ao longo de todo o ensino médio, o equivalente a 20 pontos em Língua Portuguesa e 15 em Matemática na escala do Saeb. O que temos nos últimos (quase) dois anos é uma avalanche de perdas (inclusive nas escolas da rede privada de ensino). Essas perdas são ainda maiores entre estudantes da rede pública de ensino, onde – muitas vezes – nem alunos nem professores (!!!) têm acesso à Internet.