O Censo da Educação Superior 2020 revela que a participação de docentes com doutorado continua crescendo, tanto na rede pública quanto privada. No comparativo entre 2019 e 2020, a proporção de professores com doutorado nas universidades aumentou de 61,5% para 64,3%. De acordo com a pesquisa, a participação de doutores na rede pública cresceu 19 pontos percentuais nos últimos dez anos, enquanto, na rede privada, essa porcentagem dobrou no mesmo período, passando de 15,4%, em 2010, para 30,6%, em 2020.
Em um comparativo entre os tipos de curso de graduação, a licenciatura apresentou o maior percentual de docentes com doutorado (65,3%), enquanto os cursos de bacharelado e tecnológico registraram 56,6% e 35,4%, respectivamente.
Quanto aos professores com mestrado na rede pública, o percentual continua praticamente estável. Já na rede privada, é possível observar um aumento de 4,6 pontos percentuais também nos últimos dez anos. Em 2010, a quantidade de profissionais mestres na educação superior privada era 43,1% e, em 2020, chegou a 47,7%. Entre as organizações acadêmicas, as faculdades possuem o maior percentual de docentes que têm até a especialização.
O aumento da qualificação dos docentes da educação superior cumpre uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que visa ampliar a quantidade de mestres e doutores do corpo docente em exercício no nível de ensino para 75%, sendo, no mínimo, 35% doutores.