Enem 2021: postagens do MEC e Inep são potenciais dicas de temas para a redação

Em ano de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), todo vestibulando precisa ficar atento às listas de possíveis temas de redação. Para essa tarefa, um recurso pouco explorado pelos estudantes são as redes sociais do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ambas as instituições têm o histórico de divulgar ao longo dos anos conteúdos que, vistos a posteriori, se relacionavam com temas que foram propostos na dissertação da prova. Essa prática é comum e acontece pelo menos desde 2017.

Naquele ano, o MEC fez diversas publicações nas redes sociais dando destaque ao fato de que seria a primeira vez que a prova teria atendimento especializado para participantes com surdez ou deficiência auditiva. O tema da redação qual foi? “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

Outro exemplo mais recente aconteceu no ano passado em que o Inep publicou uma campanha no mês de prevenção ao suicídio. Isso acendeu o alerta em professores e estudantes para possíveis temas relacionados à saúde mental. Quem prestou atenção se deu bem, pois na edição de 2020 os participantes tiveram que dissertar sobre “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira“.

Educação financeira, alimentação saudável, acessibilidade para todos e assédio são temas que mereceram postagens do MEC e  do Inep nas redes sociais recentemente. Assim, é possível que essas temáticas ganhem destaque nas provas do Enem, assim como anos anteriores.

Compartilhe