Enem 2024: alunos responderão a provas de disciplinas do curso de escolha

O Enem 2024 será realizado em um novo formato de acordo com a reforma do Ensino Médio que começou a ser aplicada no início de 2022. 

A apresentação do novo Enem foi feita de forma oficial em março de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC). O Enem 2024 deve ser a primeira edição a ser aplicada com as mudanças de estrutura da prova.

Contando com referências nacionais e internacionais, o novo Enem é uma proposta de prova educacional contextualizada e tecnológica que pretende auxiliar os estudantes a traçarem sua vida profissional mesmo antes de ingressarem na universidade. 

O Enem precisou ser alterado para que as provas sejam adaptadas ao novo Ensino Médio. Esse modelo de ensino inédito possibilitará que os estudantes se aprofundem em áreas de conhecimento de maior interesse.

O novo Ensino Médio tem como objetivo que os alunos organizem seu caminho de vida profissional ainda nessa etapa. Para ingressar na fase seguinte, que corresponde ao ensino superior, os jovens terão que passar pelo novo Enem, que também contemplará os objetivos propostos na reforma do ensino médio.

Como será o Enem 2024?

O Enem 2024 continuará sendo aplicado em dois dias, mas com prova de questões objetivas de conhecimentos gerais comum a todos os participantes, no primeiro dia, e prova com questões específicas ao grupo escolhido, no segundo dia.

Além das perguntas objetivas, o Enem 2024 pode conter questões discursivas. A informação ainda não foi confirmada, mas o MEC já anunciou que o novo Enem contará com questões abertas, só que não comunicou a partir de qual edição.

Compartilhe