Enem 2024 mantém o formato já conhecido


Com a expectativa de reformulação devido ao Novo Ensino Médio, o Enem 2024 surpreende ao manter o mesmo formato das edições anteriores.

As provas do Enem 2024 serão compostas por 180 questões e uma redação, distribuídas ao longo dos dois dias de exame.

No primeiro dia, os participantes enfrentarão a redação, além de questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. No segundo dia, serão avaliados em Ciências da Natureza e Matemática.

• 1º dia: Redação; 45 questões de Linguagens e Códigos; 45 questões Ciências Humanas;

• 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza; 45 questões de Matemática.
Em ambos os dias os portões dos locais de provas são fechados às 13h, e o exame começa às 13h30. A duração é de cinco horas e meia no primeiro dia e, no segundo, cinco horas.

A inscrição para o Enem 2024 poderá ser feita online, na página do participante, cujas datas ainda aguardam divulgação. No entanto, os estudantes que têm direito à isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos ao edital, que também indicará os procedimentos necessários para solicitar esse benefício.

Para aqueles que precisam justificar ausência no Enem 2023, o prazo para apresentar a documentação é entre 15 e 26 de abril, na página do participante. As datas importantes do Enem 2024, como os pedidos de isenção e resultados preliminares, estão previstas para acontecerem em abril e maio.

O conteúdo das provas seguirá a Matriz de Referência do Enem, a mesma desde 2009, o que permite aos estudantes uma preparação antecipada. No Brasil Escola, diversas ferramentas de estudo estão disponíveis, incluindo simulados com questões reais, para auxiliar os candidatos na preparação para o Enem 2024.

Compartilhe