Maior acontecimento na área de educação em João Pessoa, esta semana, foi o retorno das aulas presenciais para estudantes de turmas do Ensino Médio em escolas privadas. Foram recebidos com pompa nos principais estabelecimentos da capital paraibana. E não é para menos…
Um dos aspectos mais citados por defensores do retorno às escolas é o impacto psicológico gerado pelo longo tempo de isolamento social nas crianças. Uma pesquisa feita pelo NHS (serviço nacional de saúde inglês, apontou uma alta de 20%, em 2020, no número de jovens encaminhados para serviços de saúde mental na Inglaterra.
E não é diferente no Brasil. Muitos adolescentes estavam com dificuldade de aprendizado no formato remoto. Muitos adolescentes estavam ‘endoidando’ em casa e ainda estavam ‘enlouquecendo’os pais! É indiscutível que houve um grande prejuízo educacional gerado pelo afastamento da escola em 2020. Mais de 5 milhões ficaram sem aulas no País!
Em conversa ontem com Odésio Medeiros, que preside o sindicato dos donos das escolas privadas na Paraíba, os colégios estão seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus. Ações contra a pandemia são fundamentais, mas ações em prol da saúde mental e do bom rendimento escolar não podem ser esquecidas…