O aluno André Luiz Simões de Menezes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio, localizada na cidade de Campina Grande, participa de estudo por primeiros princípios das propriedades óticas e mecânicas de nanoestruturas BxNyCz em pesquisa desenvolvida na UFCG.
O projeto foi selecionado no Edital do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex) da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), que tem como coordenador o professor Sérgio André Fontes Azevedo.
Esta atividade consiste na execução de um projeto, por meio do Programa de Iniciação Científica, voltado para o ensino médio (Pibic-EM), vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
A intenção é levar a nanociência para a educação básica (ensino fundamental e médio). Mostrar o experimento da Física em sala de aula, de forma descomplicada e usando exemplos do cotidiano.
De acordo com Mirleide Dantas Lopes, responsável pela divulgação científica do projeto, basicamente são trabalhados com o estudante conceitos próprios da pesquisa científica em nanomateriais, que estão diretamente relacionados à Nanociência e à Nanotecnologia.
O estudante cursava o 2º ano do ensino médio quando ingressou no projeto, atualmente está concluindo o 3⁰ ano. Devido à pandemia de Covid-19 a equipe precisou se adequar e trabalhou com a teoria e simulações computacionais.