Governador João Azevêdo vai anunciar um Parque Tecnológico para João Pessoa

Azevêdo lançará o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação

O governador João Azevêdo irá lançar oficialmente, na próxima semana, o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, um ambiente que concentrará todo o sistema científico, de inovação e empreendedorismo, com o objetivo de fortalecer o estado como gerador e produtor de tecnologia. O empreendimento irá funcionar no antigo Colégio das Neves, em João Pessoa, uma ação que também visa contribuir para a ocupação e resgate do Centro Histórico da Capital paraibana.

“Vamos atrair empresas, startups de base tecnológica e ICTs de toda Paraíba, empresas âncoras e incubadoras, espaços de coworking, enfim, um grande equipamento que abrigará em seus ambientes tudo que possa impulsionar o ecossistema de inovação”, comentou o chefe do Executivo estadual em suas redes sociais.

Para abrigar o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação no Centro Histórico de João Pessoa, o governador assinou o decreto de número 40.976, publicado na edição desta terça-feira (5), no Diário Oficial do Estado, em que declara de utilidade pública para fins de desapropriação o prédio do antigo Colégio das Neves, localizado na Praça Dom Ulrico.

O que é um parque tecnicológico?

Um parque tecnológico é um ambiente onde estão instaladas diversas empresas de segmentos diferentes, mas que têm a tecnologia como ponto focal de seus negócios.

O que difere um parque tecnológico de um distrito industrial é uma gestão voltada à inovação, que estabelece estratégias para integração entre as empresas, com as instituições de ensino e pesquisa, além de serviços especializados para apoiar a competitividade e inovação das residentes neste ambiente.

Há uma série de etapas para que uma boa ideia supere os desafios inerentes à inovação tecnológica e se concretize em um negócio, com um produto disponível no mercado.

Após atingir um número considerável de clientes, a startup fica grande demais para passar por uma incubadora e precisa dar um passo a mais. Essa é hora de migrar para um parque tecnológico.

Mas, o que define um parque tecnológico, como esses espaços são idealizados, qual é a sua importância para o contexto das empresas de tecnologia e quais os impactos que eles causam nas comunidades em que estão inseridos? É isso que explicaremos em detalhes neste post. Acompanhe!

Quais são seus objetivos?
Os parques tecnológicos se baseiam em uma relação de sinergia entre três agentes principais: a indústria, as universidades e o poder público. Nesse sentido, a participação das instituições de ensino e pesquisa é fundamental para a transferência de conhecimento para a iniciativa privada, o que permite o surgimento de novas tecnologias, refletindo em melhorias para a sociedade.

Em Florianópolis, o principal deles é o ParqTec Alfa, uma das iniciativas pioneiras no País, localizado às margens da SC-401 e que abriga mais de 60 empresas. Entre elas, por exemplo, está a incubadora Celta, responsável por desenvolver startups e torná-las auto suficientes para seguirem no mercado.

Outro importante parque tecnológico é o Sapiens Parque, uma importante iniciativa que se propõe a criar infraestrutura necessária para favorecer a convergência de conhecimentos, ideias e projetos para impulsionar o desenvolvimento econômico, social, tecnológico e ambiental de Florianópolis.

 
Compartilhe