Há quem critique o presidente Jair Bolsonaro por ainda não ligado para o democrata Joe Biden (nem mesmo através das redes sociais) parabenizando pelo resultado nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Sabemos todos do apoio explícito de Bolsonaro a Donald Trump, atual presidente americano. Mas acredito (e compreendo) que não é esse apoio que faz Bolsonaro ainda não ter parabenizado Biden…
É verdade que todas as lideranças latinas já parabenizaram Biden. Até o venezuelano Nicolas Maduro parabenizou!!! Mas, caldo de galinha e prudência nunca fizeram mal a ninguém… Veja que – entre os latinos – apenas os presidentes do México e do Brasil ainda não deram os parabéns a Biden. E a tal cautela é o grande motivo.
Não podemos descartar a possibilidade de as eleições americanas serem judicializadas. E se forem judicializadas, claro, não podemos descartar a possibilidade de recontagem de votos. E se os votos forem recontados, ainda mais claro, não podemos descartar a possibilidade de mudança no resultado. Lideranças da China, Coreia do Norte e Rússia também estão silenciosas com relação a Biden…
É preciso apurar as denúncias. A Justiça dirá se elas são vazias ou não. Por enquanto, temos muito oba-oba em torno da vitória de Biden (ou da derrota de Trump). No momento certo, quando tudo estiver realmente às claras, estou certo de que o presidente Jair Bolsonaro não deixará de parabenizar o novo presidente dos Estados Unidos…