Um vídeo de jovens ingerindo bebida alcoólica, gritando e dançando em cima de um túmulo em um cemitério, na cidade de João Pessoa, viralizou nas redes sociais nestes últimos dias. As imagens causaram indignação e perplexidade em várias pessoas. Além de estarem consumindo álcool, alguns agiam de forma visivelmente alterada, bebendo na boca da garrafa enquanto faziam uma verdadeira algazarra em um ambiente que era pra ser de respeito e luto. Tudo isso ao som de músicas com teor sexual e ofensivas.
A jovem Maria Wanessa, de apenas 18 anos, foi encontrada morta em um Motel do bairro do José Américo, na noite da última sexta-feira (23). A polícia suspeita que a jovem tenha cometido suicídio, pois há indícios de que ela deixou cartas a amigos e familiares antes da sua morte. Isso justamente no Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. De acordo com informações das amigas, Wanessa antes de ter tirado a sua própria vida por enforcamento, gravou um vídeo pedindo que as amigas durante seu sepultamento fizessem essa “homenagem”.
Na minha opinião, foi uma imensa falta de respeito com a família da jovem, que com certeza não deve ter ficado nada feliz ao ver tais atos, e com todos os que também pudessem estar no local. Além disto nos leva a pensar onde vai parar essa juventude, onde valores familiares, respeito e educação, muitas vezes são considerados entre eles um sinônimo de fraqueza e inferioridade. Vivemos em uma sociedade hoje, onde as pessoas muitas vezes têm menos valor do que bens materiais e a vida humana as vezes é tratada como algo sem valor. São filhos matando pais, pais agredindo e abusando de filhos, e inúmeras outras mazelas que as vezes só de pensar já me deixam angustiado.
Oh, minha mãe, quão bem me criaste. E me ensinaste tão bem que as vezes acho que não foi pra viver nesse mundo. Ah, que saudade….