Nesta quinta-feira, 11 de julho, o Ministério da Educação (MEC) apresentará a nova plataforma de avaliação das aprendizagens para os anos finais do ensino fundamental.
O evento, que ocorrerá às 14h (horário de Brasília) e será transmitido pelo canal do MEC no YouTube, contará com a presença de representantes do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), parceiro técnico do MEC.
Durante a apresentação, serão detalhadas a proposta da Avaliação Contínua da Aprendizagem nos Anos Finais e as funcionalidades da plataforma.
A criação dessa ferramenta de avaliação faz parte do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, uma política que visa garantir o direito à educação e assegurar as aprendizagens necessárias. O lançamento da plataforma é uma ação integrada entre o Pacto e o Programa Escola das Adolescências.
Este programa, focado na organização curricular e pedagógica para os anos finais do ensino fundamental, objetiva fortalecer e consolidar as aprendizagens prioritárias.
A programação do evento incluirá a abertura por Christy Pato, coordenador-geral de Estratégia da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC.
Geniana Faria, secretária de estado adjunta de Educação de Minas Gerais, representará o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e Alessio Costa, dirigente municipal de Educação de Ibaretama/CE e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), também estará presente.
Na sequência, Christy Pato e Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental da SEB, apresentarão, respectivamente, o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens e o Programa Escola das Adolescências.
Lina Kátia de Oliveira e Caique Bellato, coordenadora-geral e pesquisador do CAEd, farão a apresentação da plataforma e do cronograma de webinários que serão realizados para apoiar tecnicamente as redes de ensino na utilização da nova ferramenta.
Este lançamento representa um passo significativo na melhoria da qualidade da educação no Brasil, oferecendo uma abordagem estruturada e contínua para a avaliação das aprendizagens, crucial para o desenvolvimento dos estudantes nos anos finais do ensino fundamental.