Lula será candidato, mesmo preso

Contrariando o desejo de alguns, o ex-presidente Lula da Silva deverá ser candidato do PT à Presidência da República. E será candidato mesmo que permaneça preso.  O PT tem até 15 de agosto para registrar sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro até pode ser indeferido por decisão individual do relator do processo no TSE. |Mas, se isso ocorrer, a defesa pode recorrer ao pleno do tribunal e ainda ao STJ e ainda ao STF.

Enquanto não houver decisão final em última instância, ele poderá participar de atos de campanha e até tomar posse como presidente da República caso seja eleito. Lula pode fazer campanha, aparecer em propaganda eleitoral e até ter o nome e o número estampados na urna eletrônica. Ainda assim, é bom lembrar que o PT tem até 17 de setembro para trocar de candidato.

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, já refutou a possibilidade de que a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja bloqueada sem que haja contestação prévia – ou “de ofício”, como se diz no jargão jurídico.

O petista cumpre pena de prisão em Curitiba desde abril, mas será lançado e registrado como candidato ao Planalto. E se for candidato, amigos e amigas, ganhará as eleições. No primeiro turno!!! A força de Lula vai além das grades de uma cela da Polícia Federal. E é nele que eu votarei!!!

Compartilhe