Entre os grandes índices de acidentes de trânsito registrados em João Pessoa e em todo o país, o uso de celular ao volante é um dos principais responsáveis. Muitos são colisões simples, mas em outros casos, até vidas são perdidas por um ato irresponsável e que apesar de ser proibido é praticado sem cerimônia.
Recentemente, duas colisões em série interditaram a BR 230 por longas horas. Algumas testemunhas contaram que entre os envolvidos no acidente estavam usando os aparelhos celulares.
O código de trânsito prevê multas para quem for flagrado utilizando celular enquanto dirige, mas as punições são raras e mesmo quando acontecem não são suficientes para conscientizar os motoristas dos riscos graves que correm e que ainda colocam em perigo a vida de pessoas inocentes.
Estudos científicos já comprovaram que o uso do celular reduz consideravelmente o tempo de resposta do cérebro em casos de emergência, como a necessidade de parada imediata, por exemplo.
A distração causada pelo uso do aparelho é considerada por muitos até pior que o torpor sentido pelo uso do álcool.
Mesmo que os adeptos desta prática, digam que conseguem fazer as duas coisas ao mesmo tempo, todos sabem que esta é uma atitude perigosa e imprudente.
Colocar a vida de outras pessoas em risco apenas para satisfazer um vício de uso de aparelhos celulares e seus vários aplicativos de mensagem, chega a ser uma atitude egoísta e que não respeita os direitos dos outros.
Pensem bem antes de se distrair com celular ao volante. Saiba que o risco é imenso e não vale a pena por mínimos minutos de interação nas redes sociais tão acessadas nos dias de hoje.