Novos rumos da Habitação: Secretária Socorro Gadelha fala sobre ‘pacote de obras’

Secretária municipal de Habitação na cidade de João Pessoa, a sertaneja Socorro Gadelha tem ampla experiência em sua área de atuação. Até 2018, ela coordenou a Secretaria Nacional de Habitação (na gestão do então presidente da República Michel Temer)
Em entrevista ao Moçada Que Agita, Scorro Gadelha falou sobre como o ‘pacote de obras’ anunciado pelo prefeito Cícero Lucena vai beneficiar o setor de Habitação e, consequentemente, a população da capital paraibana. Ela também comentou sobre a experiência junto à gestão federal e sobre a emoção de entregar a tão sonhada casa própria a centenas de famílias. É muito gratificante em cada entrega, quando a gente enxerga no rosto das pessoas a sensação de segurança, de sustentabilidade, logo transformando aquele espaço no seu lar”, disse Socorro Gadelha.

Logo abaixo leia a entrevista:

Como a área de Habitação será beneficiada pelo Pacote de Obras anunciado pelo prefeito Cicero Lucena?

No pacote de obras do Governo Cícero Lucena, habitação está inserida com o objetivo do acesso à moradia digna. Em principio, cinco conjuntos habitacionais, dentro do padrão de qualidade que atende às necessidades dos mordores e equipamentos comunitarios dentro dos residencias ou no entorno deles.

Recentemente, foram entregues as unidades habitacionais do Vista do Verde 2. Quase 200 famílias realizando o sonho da casa própria. Qual é a emoção de fazer essa entrega?

É muito gratificante em cada entrega, quando a gente enxerga no rosto das pessoas a sensação de segurança, de sustentabilidade, logo transformando aquele espaço no seu lar, um lugar digno de abrigar sua família. O programa habitacional da gestão Cícero Lucena tem como objetivo principal o bem-estar das pessoas, a forma do “viver bem”. Com isso, o empreendimento Vista do Verde 2, abrigando mais de 700 pessoas, com imóvel fisicamente bem construído, com acessibilidade (qualquer necessidade de idosos e deficientes), escola, creche, saúde e mobilidade no seu entorno. E ainda tem o trabalho social pós-ocupacional que é feito nos residenciais durante um ano, prorrogável por mais um ano: cursos de capacitacao para o mercado de trabalho, reforço escolar, educação física, esporte, lazer e trabalhos com idosos, deficientes e crianças.

Como foi a experiência de coordenar a Secretaria Nacional de Habitação do Governo Federal?

No Ministério das Cidades, conheci a realidade do Brasil, de cada municipio, de cada Estado. Aumentou a visão social de cuidar das pessoas, como deseja o a gestão Cícero Lucena.

Compartilhe