Não faz a menor diferença se é um Porsche ou uma Fusca velho. Quatro rodas. Uma direção. Um motor e combustível. Ambos são carros. Dinâmicas similares de funcionamento. Sabemos todos o que faz a diferença de verdade entre um carro de luxo e um outro caindo aos pedaços…: o motorista.
Quando você compra um carro, ele não vem com um pacote de precaução, prudência e responsabilidade. Um carro de luxo não vem com uma dose de respeito pelo pedestre. Um carro velho também não vem com nada disso. Motoristas, às vezes, vêm com uma dose… E essa dose pode fazer uma diferença danada…
Acho mesmo que maior diferença entre os carros de luxo e os carros velhos é o poder que o motorista pode exercer (levando-se em conta a sua conta bancária ou os ‘amigos importantes’). Fácil ser beneficiado pela legislação quando se tem dinheiro. Mais fácil ainda quando se tem dinheiro e conhecimento…
No final das contas, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. Importante lembrar que – sendo de luxo e novinho ou velho e ultrapassado – os carros não saem de fábrica com dois componentes importantíssimos para a paz no trânsito: consciência e coração. Esses precisam estar nos motoristas. E de fábrica!!!