Acreditar. Foi acreditando que o homem mudou o mundo. Sonhar. O sonho nos faz acreditar e mudar. E nada mais modificador que o aprender. Educação é, e sempre foi, a forma mais rápida de atingirmos nossos sonhos e as mudanças individuais ou coletivas que tanto esperamos.
Desde cedo aprendi que a educação, seja ela familiar ou o ensino regular nas escolas e universidades, era o ponto principal de mudança para nossas cidades, estado ou país.
Tenho buscado incentivar quanto mais pessoas puder a viver a educação. A vida em sociedade tem sido cada vez mais difícil para quem não busca um aprendizado. E este esforço merece apoio.
Oferecer condições para que mais e mais pessoas possam ingressar em uma escola de qualidade, buscar um curso profissionalizante, uma profissão com curso universitário, tem sido uma meta de vida para quem acredita em um mundo melhor.
Aprendi que acreditar no bem me faz uma pessoa melhor. Não me permito mudar, sonhar ou acreditar em nada que não seja para o bem comum.
Mas, o buscar conhecimento não está apenas ligado ao ensino regular. Podemos e devemos ir ao encontro de novos aprendizados. O saber dos livros, das palestras educativas, dos cursos, é importante para um futuro melhor e mais bem sucedido, mas não é tudo.
É preciso aprender a viver em sociedade, aprender a executar tarefas simples, como um novo idioma, uma nova profissão, aprender a ser um homem ou mulher com condições de fazer o bem ao próximo e ser independente para conduzir a própria vida.
O saber também vem de berço, aqueles talentos naturais que cada um de nós possui, mas podemos buscar conhecimento a cada dia. Pois manter o cérebro ativo é fundamental para não envelhecer antes do tempo.
Era comum, antigamente, estudar sobre palavras ou coisas aleatórias como o significado de uma expressão que não costumamos utilizar ou uma curiosidade sobre a natureza, por exemplo. Este método de ensino era visto também como um incentivo para que se quisesse sempre saber mais.
Hoje, seja no meio familiar ou na escola, muitos se acomodam e tentam apenas assimilar o básico. Busque mais, queira mais. Saiba que quanto mais se aprende, mais se cresce como ser humano.
Não se limite, se renove, se transforme, busque novos caminhos, aprenda novos ofícios, se alegre com cada nova descoberta.
Queira mais e saberá que vale a pena. Aprender é o que nos faz ir em frente. Não pare, seja mais e mais audacioso e curioso. Não se satisfaça com o mínimo.
O aprender e o mudar só dependem de cada um de nós e isto é o que faz o mundo evoluir. Vamos em frente buscando sempre saber mais e descobrir que podemos tudo que quisermos, basta acreditar.