Onde é lugar de estudante?

Lembro muito bem da abertura lenta, gradual e irrestrita que o então presidente Ernesto Geisel anunciou para o Brasil do final da década de 1970. Àquela época o Moçada Que Agita já estava no útero…

 

E eu já pensava em uma publicação que fomentasse a reflexão necessária para o desenvolvimento pleno das capacidades da juventude. O Moçada agitava, mas também tinha (e tem!) o propósito de fazer pensar…

 

Ernesto Geisel – o mesmo da tal abertura – disse certa vez que lugar de estudante é na sala de aula. E disse isso a partir do contexto formado por estudantes que se manifestavam por seus direitos. Um equívoco do general!!! Um grande equívoco!!!

 

Lamento profundamente que o movimento estudantil esteja – hoje! – tão deficitário. Lamento que as entidades lutem mais pelo poder de emitir carteiras de estudantes do que pelos próprios estudantes. Movimento estudantil virou um negócio… E que negócio!!!

 

Sem representatividade, os estudantes de hoje em dia estão em um ‘salve-se quem puder’. É cada um por si. E quero dizer que somente a reflexão pode nos colocar na coletividade do sentimento social.

 

Todas as conquistas reais e duradouras nesta área somente são possíveis a partir desse sentimento. Respondendo à pergunta do título deste texto: lugar de estudante é qualquer um que o leve à reflexão. Essa reflexão nos levará às conquistas tão necessárias…

Compartilhe