Não tem sido fácil para escolas, professores e alunos esse período de aulas remotas. Há quem ainda não tenha se adaptado a esse novo padrão (resultante do isolamento social exigido pela pandemia de coronavírus). O uso da tecnologia, ainda bem, garantiu repasse de conteúdo sem perdas para o alunado da rede privada de ensino (que já está com aulas híbridas).
Na rede pública de ensino, a história é um tantinho diferente. Nem todos os estudantes têm acesso à Internet de qualidade o suficiente e nem mesmo a equipamentos com capacidade para ‘rodar’ as aulas. Na verdade, nem mesmo todos os professores têm acesso… Obviamente, isso inviabiliza o aprendizado. Já há redes públicas buscando paliativos para essas perdas…
Dos 310 mil alunos da rede pública de São Paulo que vão se formar neste ano no ensino médio, 31 mil, ou seja, 10%, optaram por cursar o 4º ano opcional a fim de recuperar o conteúdo perdido em razão da pandemia do novo coronavírus e do consequente fechamento das escolas para aulas presenciais. Neste ano, eles terão no máximo dois ou três meses de aulas presenciais.
Os alunos devem estudar com colegas que estarão no 3º ano em 2021, mas com flexibilidade para montar seus currículos. Essa nova série escolar foi criada pela secretaria estadual de Educação como uma tentativa de dar uma nova chance aos estudantes para que estejam mais preparados para prestar o Enem e os vestibulares.