Pelé cita 1283 gols e ‘reivindica’ manutenção do título de maior artilheiro da história

Ninguém foi, em sua época, o que Pelá foi na dele

 A polêmica envolvendo o título de maior artilheiro da história do futebol ganhou um novo capítulo. Isso porque Pelé “reivindicou” o posto de jogador com mais gols em todos os tempos depois de ter sido “superado” por Cristiano Ronaldo. O Rei do Futebol atualizou a descrição de sua biografia no Instagram nesta segunda-feira e citou os mais de mil gols anotados na carreira.

“Maior artilheiro de todos os tempos (1.283)”, escreveu Pelé.

A atualização acontece em meio a uma discussão em relação aos números. No último domingo, diversos sites e perfis de redes sociais publicaram que Cristiano Ronaldo havia se tornado o maior artilheiro do futebol em jogos oficiais ao marcar duas vezes na vitória da Juventus contra a Udinese.

Acontece que há divergência em relação à quantidade de gols anotados por Pelé durante a carreira. O ídolo santista balançou as redes mais de mil vezes, mas possui “apenas” 767 em jogos oficiais, de acordo com o RSSSF (entre eles, 643 gols pelo Santos, 37 pelo Cosmos-EUA, 77 pela seleção brasileira e nove pela seleção paulista e um pela seleção militar). Uma nova revisão, porém, reduziu novamente o número e colocou CR7 acima na lista — com 757.

O principal motivo para a polêmica é que alguns sites de estatísticas não consideram os gols marcados por Pelé em partidas amistosas. Gols marcados pelo camisa 10 em jogos pela seleção paulista e seleção militar também foram desconsiderados.

Recentemente, o Santos já havia saído em defesa de Pelé após estatísticos considerarem que Messi havia superado o brasileiro em gols pelo mesmo clube.

Compartilhe