Neste tempo de muita discussão sobre preservação ambiental e combate a maus tratos contra animais, o que se encontra nas ruas de João Pessoa são pessoas utilizando cavalos e/ou jumentos para puxar carroças pesadíssimas.
A jornada penosa destes seres é de partir o coração, mas não existe qualquer ação para combater está prática condenável em todo o mundo.
A cerca de um ano, a Prefeitura de João Pessoa cogitou proibir o uso de animais para este tipo de serviço, mas após alguns protestos, houve um recuo na decisão e o sofrimento prosseguiu. Entidades de defesa dos animais continuam tentando colocar João Pessoa em um novo patamar de desenvolvimento. Já é uma tendência mundial não utilizar mais este tipo de atividade que causa danos aos bichos.
Diversas cidades já mudaram o método de utilizar carroças ou outros veículos de carga. Em algumas, o uso de uma bicicleta acoplada ao cesto de coleta e em outras pequenas motos de baixa cilindradas.
Em alguns pontos do país, os veículos de carga são doados pelas prefeituras ou governo do Estado em outros lugares é feito uma parceria com empresários e poder público para organizar o trânsito, que também fica prejudicado pela presença de animais nas ruas e até em rodovias federais.
Vale pensar mais no sofrimento de animais, na organização do trânsito e principalmente no desenvolvimento sustentável para a cidade. João Pessoa não pode ficar parada no tempo.