Estudantes inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 que não obtiveram isenção da taxa de participação devem pagar o valor de R$ 85 até esta segunda-feira (19). Aqueles que não realizarem o pagamento não vão ter sua inscrição homologada — a lista dos candidatos que receberam a isenção está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O pagamento é feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). É preciso entrar na Página do Participante, disponível em enem.inep.gov.br/participante, para gerar o boleto. Os candidatos inscritos têm acesso ao portal por meio de seu CPF e senha (registrada à época da inscrição).
Dentro da Página do Participante, é possível emitir o boleto a partir do menu no canto esquerdo, em que há a opção “Pagamento/isenção”. Uma vez que o procedimento seja selecionado, uma caixa de diálogo aparecerá com o botão “Baixe seu boleto”. O documento deve ser pago até esta segunda-feira (19).
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão aplicadas em dois domingos de novembro deste ano. Esta edição teve pouco mais de 4 milhões de inscritos. É o menor número de inscrições de estudantes deste do Enem de 2007.