O respeito é uma das melhores formas de tratamento a ser dado a uma pessoa. E deveria ser o princípio de toda relação humana. Muito mais necessário quando envolve uma situação comercial. As clínicas médicas particulares possuem uma prática nada adequada no atendimento a seus pacientes.
Quando definem um horário, geralmente não cumprem o combinado, quando estão para atender, comete a afronta de receber inicialmente os chamados ‘vendedores de remédios’ ou representantes dos laboratórios e empresas de material médico.
O respeito ao paciente fica de lado para que os nobres médicos atendam aos representantes. A pressa em receber e tratar os pacientes, que pagam caro por cada consulta, não existe.
Sabe-se que esta situação é comum em praticamente todas as clínicas particulares, mas vale lembrar que os altos ganhos dos médicos e clínicas são provenientes dos pacientes e não dos benefícios concedidos por laboratórios de medicamento.
A regra básica de uma relação comercial é a satisfação do cliente. No caso dos médicos e clínicas, o paciente deve ser o mais importante e ter todo o respeito e consideração.
Aos médicos recomendo mais atenção ao que realmente é o sentido de sua profissão: atender e tratar bem aos pacientes.