Rússia é banida da Olimpíada de Tóquio e da Copa 2022, decide Tribunal Arbitral

O Tribunal Arbitral do Esporte (CAS ) emitiu parecer desfavorável para a participação da Rússia na Olimpíada de Tóquio após um recurso movido pela agência antidoping local. Com isto, o país está proibido de enviar atletas à competição, que tem previsão para acontecer em julho de 2021. A punição também vale, na prática, para a Copa do Mundo do Qatar, já que serve para qualquer esporte e vai até o dia 16 de dezembro de 2022 – o torneio futebolístico começará no fim de novembro.

“O painel do CAS determinou por unanimidade que a RUSADA (Agência de Antidoping da Rússia) não está em conformidade com o Código Anti-Doping Mundial (WADC) em conexão com sua falha em obter a entrega dos dados subjacentes para a WADA”, iniciou o tribunal.

A punição, no entanto, passou de quatro para dois anos, de acordo com o CAS. “Como consequência, o painel emitiu uma série de ordens que entram em vigor em 17 de dezembro de 2020 por um período de dois anos, ou seja, até 16 de dezembro de 2022.

” Diante disso, atletas russos até podem participar de competições internacionais, desde que “o uniforme usado não contenha a bandeira da Federação Russa e contenha palavras ‘atleta neutro’, mas sem nenhuma alusão ao país”. Isso obriga a criação de equipes e uniformes sem identidade.

 

Compartilhe