Nos dias 20 e 21 de novembro, o SEBRAE Pró Business 2024 ocupará o Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa, promovendo um encontro com grandes nomes do cenário nacional e regional que trarão experiências enriquecedoras sobre inovação e desenvolvimento.
O evento vai além de inspirar empreendedores e seus princípios conectam-se diretamente com a transformação proposta pelo novo ensino médio na parte flexível dos conteúdos, os itinerários formativos, promovendo uma educação alinhada com as demandas do mercado atual.
Para diretores de escolas e gestores educacionais, o SEBRAE Pró Business e suas ideias abrem portas para novas possibilidades pedagógicas.
O momento pede que as escolas olhem para o ensino médio de uma maneira diferente mesmo e que entendam a necessidade real de abrir espaço para professores que trazem propostas de itinerários formativos validados e criados com foco na realidade local.
Isso contribui para que os alunos explorem interesses pessoais e conheçam o mercado que encontrarão ao final da jornada escolar. A inserção dos quatro eixos estruturantes do novo ensino médio – investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo – a partir dos Itinerários Formativos é essencial para permitir aos estudantes explorarem diferentes áreas. E aqui, o papel das escolas vai além das salas de aula: é crucial que promovam e incentivem os alunos a participarem de eventos e atividades de formação curricular alinhados com a BNCC e que dialoguem com essa formação inovadora.
Isso significa proporcionar a alunos de todas as áreas de conhecimento – sejam eles interessados em Medicina, Engenharia, Administração ou Licenciatura – uma vivência mais próxima da realidade com uma formação profissional que os aproxime do mercado de trabalho, que permaneçam sempre em conexão com o Enem e de temas atuais que os motivem a transformar o aprendizado em ação.
É com essa proposta que palestrantes como Augusto Cury, que discutirá a gestão emocional em um mundo saturado de informações digitais, e Luis Justo, CEO do Rock in Rio, que revelará os bastidores do modelo de negócios de um dos maiores festivais do mundo, contribuem.
A CEO do Grupo CRM, Renata Vichi, também compartilhará estratégias eficazes para o sucesso em um mercado de constantes mudanças, enquanto o psicólogo Marcos Strider abordará a importância da comunicação no mercado.
Para diretores que querem preparar seus alunos para serem protagonistas em suas trajetórias, o SEBRAE Pró Business destaca a relevância de uma educação moderna e conectada ao mundo atual.
Aproximar os alunos de eventos escolares que promovam experiências similares ajuda a despertar o interesse desde cedo e a fortalecer a visão de futuro desses jovens. Essa interação contribui para que, ao ingressarem na universidade, já tenham um engajamento genuíno e uma base sólida para escolherem suas carreiras com mais confiança e conhecimento sobre o que o mercado de trabalho espera.
Como destaca Humara Medeiros, Gerente de Educação Empreendedora do SEBRAE Paraíba, “o SEBRAE Pró Business é uma oportunidade única para aprender com líderes mundiais e aplicar esses conhecimentos em trajetórias educacionais sólidas.”
Promover uma educação transformadora é, assim, um passo essencial para qualquer instituição que deseje ver seus alunos integrados a uma nova era de ensino, preparada para transformar o conhecimento em realizações, tornando a escola um ambiente propulsor de uma educação que alia teoria, prática e inovação, incentivando os alunos a pensar, criar e realizar.