Senado aprova projeto de paraibana para adiar as provas do ENEM

Os senadores aprovaram, por 75 a 1, o projeto da senadora Daniella Ribeiro, para adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para novembro, devido à pandemia do novo coronavírus. A suspensão, conforme o projeto, deve ser por tempo indeterminado. O voto dissonante foi do senador Flavio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro.

A matéria não estava prevista ser votada nesta semana, no entanto, após reunião de líderes na segunda-feira (18), os líderes da Casa conseguiram pautar o texto. Foi preciso muita insistência dos parlamentares para que o projeto de lei entrasse na pauta. Isso porque o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, tentava adiar a discussão do PL, como quer o Palácio do Planalto. Mas, após a maioria dos líderes pedirem urgência no texto, Alcolumbre acabou cedendo. 

O projeto de lei de Daniella Ribeiro prevê o adiamento do Enem e não disponibiliza uma nova data para que o exame aconteça. Relatório deverá prever o adiamento do Enem enquanto durar o estado de calamidade pública, ou seja, 31 de dezembro. Aprovação atende a uma manifestação nacional dos estudantes que se sentem prejudicados pela suspensão das aulas presenciais nas escolas.
Compartilhe