Somente nas últimas 24 horas, quatro médicos morreram de Covid-19, na Paraíba

Profissionais da saúde deprimidos com a situação da pandemia

O número é alarmante: somente nas últimas vinte e quatro horas, nada menos que quatro médicos morreram de Covid-19, na Paraíba. Até agora, o total desses profissionais que morreram vítima da doença chega a vinte.

Até o presente momento, mais de 10% dos médicos ativos na Paraíba já contraíram Covid-19. Desde o mês de março deste ano, quando foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, 896 médicos paraibanos foram infectados pelo novo coronavírus. Este número representa mais de 10% da quantidade de médicos ativos no estado (8.729).

Na Paraíba, dos quase 4 milhões de habitantes, 154.734 pessoas já contraíram a Covid-19. Ou seja, na população em geral, em torno de 3,8% foram acometidos pela doença. Os dados são do Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), divulgado nesta terça-feira (15).

“Os médicos e os demais profissionais de saúde estão mais expostos à contaminação pelo novo coronavíurs. Estamos profundamente tristes e abalados com o crescente número de infecções em nosso estado e pelo acometimento e falecimento de tantos colegas”, afirmou o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano de Morais.

Ele ressaltou o que o CRM-PB já vem alertando há mais de um mês: “A transmissão da Covid-19 na Paraíba vem crescendo de forma rápida, hospitais públicos e privados estão chegando ao esgotamento de sua capacidade, mas continuamos vendo aglomerações e falta de respeito às normas sanitárias, como a falta do uso de máscaras e a não higienização das mãos”, completou.

Dados nacionais – Segundo o Observatório do Terceiro Setor – As pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao novo coronavírus estão entre as vítimas da pandemia.

O Observatório da Enfermagem já confirmou a morte por Covid-19 de 143 profissionais de enfermagem. Foram mais de 16 mil casos confirmados de profissionais com Covid-19. Os médicos também estão sendo vítimas da pandemia no país. Mais 113 médicos morreram vítimas do novo coronavírus (dado não inclui os quatro que morreram nas últimas 24 horas na Paraíba).

O Estado do Rio de Janeiro está em primeiro lugar na morte de médicos no Brasil, com 36 casos. Em seguida vem o estado do Pará, com 27 profissionais mortos pela Covid-19. E São Paulo, que está em primeiro lugar no país em número de infectados e mortos pela Covid-19, considerando a população em geral, está em terceiro lugar em mortes de médicos, com 26 casos.

Com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) quase lotadas, prefeituras e estados tentam abrir novas vagas para atender a população. O problema é que muitos leitos estão sendo abertos sem enfermeiros e médicos especializados em UTI. Ou seja, os profissionais acabam tendo que prestar serviços para os quais não receberam treinamento adequado.

A falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também é um problema enfrentado por esses profissionais. A qualidade do material é questionável, assim como o uso irregular por parte desses trabalhadores.

 
Redação com Formato Assessoria de Comunicação e Observatório do Terceiro Setor.

Compartilhe