Todo brasileiro é técnico de futebol e… juiz de direito

 

Corra até o primeiro portal.de notícias e clique na manchete mais polêmica e atual. Pule a matéria e leia apenas os comentários dos internautas. Você estará entrando em contato com um fenômeno impressionante…

 

Maior parte daqueles que depositam comentários nos pés de uma reportagem sobre política, futebol, religião ou medicina se acha douta e conhecedora do assunto que está comentando. Comentam com empáfia, arrogância e agressividade.

 

Nas redes sociais nem é diferente… Quase todo mundo se dana a emitir opiniões sobre assuntos e em áreas que têm total ignorância. Sentem-se cacifados a falar sobre fusão nuclear, sincretismo pós-moderno, sexo dos anjos…

 

Vejam como neste momento todo mundo sabe opinar sobre a reforma da previdência. Muitos não sabem nada sobre o tema, mas falam ainda assim. Passaram por aquela pretérita mudança no fator previdenciário e nem ficaram sabendo…

 

Assim, nem me assusto quando vejo gente acostumada a discutir impedimento em jogo de futebol a vociferar a respeito da legislação e de decisões judiciais. Gente que acha que sabe mais que ministro do STF.

 

São doutores do nada. Nunca exercitaram as propriedades argumentativas nem galgaram históricos de vida capazes de fomentar a necessária dialética do pensar. São apenas filhotes dessa nova era da informação e da mal utilizada democracia da Internet.

Compartilhe