As candidatas mais votadas na consulta pública junto aos discentes, docentes e servidores para a reitoria da UFPB, professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, entraram com um mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) para anular a nomeação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que escolheu o terceiro colocado, professor Valdiney Gouveia.
Terezinha e Mônica alegam que a nomeação desrespeita a consulta eleitoral feita nos campi e ofende a autonomia universitária. O mandado de segurança solicita que seja suspenso o ato, tendo como base não apenas a consulta pública, mas “determinando-se a observância da ordem da lista tríplice elaborada em reunião conjunta dos Órgãos Deliberativos Superiores da Universidade Federal da Paraíba, sendo nomeadas para os cargos”.
Professores, funcionários e alunos podem espernear o quanto quiserem. Mas, não terão como reverter a nomeação assinada pelo presidente Bolsonaro. Importante destacar que a nomeação em questão não representa crime. Bolsonaro recebeu uma lista tríplice e nomeou Valdiney. Profundamente legal! Professores da UFPB podem desejar sim anular nomeação, mas vão ter que engolir novo reitor…