Vamos investir na tradição e em quem trabalha todo dia para fazer carnaval

Os blocos do folia de rua esperam os recursos públicos para bancar artistas

Passada a euforia do carnaval, esperamos que os vereadores de João Pessoa se preocupem em apresentar uma proposta que acabe com esta prática da Prefeitura da Capital em bancar os blocos do Folia de Rua. 

Não acreditamos que a Prefeitura de João Pessoa precise bancar totalmente as atrações dos blocos.  É mais interessante e justo, aplicar recursos em grupos que trabalham o ano todo para fazer o carnaval tradição.

A ajuda dada aos blocos é válida, mas é necessário que cada um tenha sua própria atividade e condições de se manter minimamente que seja.  Da forma como está hoje, os donos ou organizadores, passam o ano inteiro de braços cruzados esperando que sejam anunciados os valores para pagar os artistas desde hospedagem, passagens aéreas e os cachês. 

É preciso profissionalizar os blocos e ensinarem a trabalhar para ter sua própria renda, para que a Prefeitura colabore e não sustente as várias agremiações.

As comunidades, que trabalham o ano inteiro, merecem mais apoio

Na contramão dos investimentos, temos as escolas de samba, ala ursa, orquestras de frevos e tribos indígenas que trabalham anualmente junto às comunidades. A tradição vem sendo mantida graças ao empenho dos próprios moradores que se reúnem para fazer fantasias, alegorias e manter instrumentos usados nas apresentações.

Os valores empregados para os grupos que atuam diretamente nas comunidades não chegam a ser comparáveis com os que se investe para os grandes blocos que desfilam no Folia de Rua. 

Todos os anos assistimos ao mesmo discurso dos donos dos blocos se vangloriando de apresentar o artista A ou B, mas a pergunta que fica é simples:  O que estes blocos fazem durante todo o ano para merecer tantos recursos públicos no carnaval? 

Outra questão que vale ser debatida pelos vereadores da Capital é o motivo que leva a Prefeitura a investir tanto em blocos que apenas desfilam por um único dia, e não valorizar maciçamente os grupos que passam o ano inteiro envolvendo as comunidades, incentivando jovens a manter as tradições do carnaval popular como as escolas de samba e ala ursa tão importantes nos bairros de João Pessoa.

Não somos contra o investimento feito no Folia de Rua, mas acreditamos que é preciso limitar os pagamentos feitos, pois como está é muito fácil ter um bloco, passar o ano parado e no carnaval virar estrela e trazer grandes nomes da música para fazer carnaval em João Pessoa. 

A Prefeitura pode e deve ajudar, mas não bancar sozinha a folia dos blocos.    

Compartilhe