A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promove o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite. A ação acontece em todo estado e prevê atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade, além de promover a vacinação indiscriminada contra a pólio para crianças de 1 a menores de 5 anos.
A campanha faz parte do projeto Vacina Mais Paraíba e a abertura oficial será em Santa Rita, na Praça da Criança, em Tibiri II, às 9h30.
De acordo com o Ministério da Saúde, o estado brasileiro que ocupa o primeiro lugar na vacinação contra a pólio é Alagoas, com 66,29%. A Paraíba aparece na sequência, com 66,02%; Santa Catarina está em 3º (59,66%); Sergipe aparece em 4º, com 58,68% e Pernambuco está na quinta colocação, com 57,32%.
Dos 223 municípios paraibanos, os que alcançaram melhores índices de vacinação contra a pólio são: São José de Princesa (126,07%), São João do Cariri (115,20%), Serra Grande (113,11%), Santo André (110,81%) e Areia de Baraúnas (108,33%). Já os municípios paraibanos com menores índices são: Mamanguape (34,76%); João Pessoa (36,83%), Campina Grande (38,01%), Cabedelo (40,33%) e Casserengue (43,41%).
Durante a Campanha e no Dia D de mobilização, serão ofertados mais de 19 imunobiológicos (BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, dTpa, Influenza (esta ofertada durante Campanha anual), Pneumocócica 23-valente (Pneumo 23) e Covid-19).
Apenas cinco municípios paraibanos escolheram outras datas para o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação e Poliomielite: Pedro Régis, Mataraca e Marcação realizarão a ação na sexta-feira (16); Alhandra, no dia 21, próxima quarta-feira, e Capim, que programou o Dia D para a segunda-feira, 26 de setembro.
A Secretaria Municipal de Saúde em João Pessoa divulgou a programação do ‘Dia D’ de mobilização contra a poliomielite (paralisia infantil), que acontece neste sábado (17). Crianças poderão ser vacinadas em Unidades de Saúde da Família (USFs); no Centro Municipal de Imunização; em policlínicas municipais; ou no Mangabeira Shopping, nos seguintes horários:
A vacina que previne a poliomielite deve ser iniciada a partir dos dois meses de vida, com mais duas doses aos quatro e seis meses, além dos reforços entre 15 meses e aos 4 anos de idade.
Na rede pública, as doses de reforço, a partir de um ano de idade, são realizadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), que é a ‘vacina da gotinha’.
Em João Pessoa, a meta é imunizar 42 mil crianças, mas apenas 33,57% delas estão em dia com a caderneta de vacinação.
Além da campanha contra paralisia infantil, o ‘Dia D’ também concentrará esforços em ações contra a Covid-19 e de multivacinação.
A campanha de multivacinação é direcionada a crianças, adolescentes e adultos e inclui 18 tipos de vacinas.
No caso das crianças, os imunizantes disponíveis são: BCG, Hepatite B, Hepatite A, Pentavalente, DTP, VIP, VOP, Meningocócica C, Pneumocócica 10, Rotavírus, Tríplice viral e Varicela.
No caso dos adolescentes, a proteção é para dT, Hepatite B, Tríplice Viral, HPV e Meningocócica C. Já os adultos podem receber vacinas de dT, Hepatite B e Tríplice viral.
Também estarão disponíveis vacinas para todos os públicos contemplados na campanha de vacinação contra Covid-19 e a Influenza.
As campanhas de multivacinação e contra Covid e Influenza acontecem nos mesmos pontos do ‘Dia D’ de mobilização contra a poliomielite.
Para participar da campanha, basta comparecer a um dos pontos portando documento de identidade com foto, cartão do SUS e cartão de vacinação.